domingo, 10 de outubro de 2010

Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Para entendermos a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido, vamos utilizar diferentes bandeiras:

1) A primeira bandeira é a bandeira da Inglaterra. Ela é o símbolo daquele país desde a Idade Média e consiste na Cruz de São Jorge (vermelha) sobre fundo branco.Acredita-se que foi o Rei Eduardo III que oficializou São Jorge como patrono da Inglaterra, quando criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348.

2) a segunda bandeira é a de Santo André, padroeiro da Escócia. Segundo a lenda, Santo André foi crucificado em uma cruz em forma de X. Por isso é que sua cruz é um X e não a cruz tradicional. Ela foi adotada pelos escoceses em 1180, durante o reinado de Guilherme I. Em 1707, a Escócia foi anexada à Inglaterra, deixando de ser um Reino Independente. Mas a Union Flag já existia desde 1606, como nos mostra a figura.

3) a terceira cruz é a Cruz de São Patrício (ou Saint Patrick), padroeiro da Irlanda. Foi criada em 1783, como bandeira da Ordem de São Patrício. Em 1800, esse país se uniu à Inglaterra e Escócia, formando o Reino Unido.

4) a união das bandeiras de São Jorge, Santo André e São Patrício deu origem à Union Flag ou Union Jack, que é o nome dado à bandeira do Reino Unido da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte.

* A bandeira do País de Gales não aparece na Union Jack;
** Grã-Bretanha é o nome da ilha onde ficam a Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Fonte de Pesquisa: http://peramblogando.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário