domingo, 19 de setembro de 2010

Londres & Paris

Muitas vezes, para entendermos a História, temos que nos apoiar em outras ciências. Uma delas é a Geografia.
Não sei vocês, mas eu não consigo visualizar um texto histórico (e eu adoro visualizar) sem ter um mapa para me apoiar. Por isso, uso muito os mapas e, atualmente, também o Google Maps, essa ferramenta fantástica, que nos permite compreender melhor o mundo em que vivemos, geograficamente falando.
Essa imagem que postei aqui mostra um pedacinho da Europa, mais precisamente a Europa Ocidental, onde podemos ver pelo menos cinco capitais européias: Londres (Inglaterra), Paris (França), Bruxelas (Bélgica), Amsterdan (Holanda) e Luxemburgo (Luxemburgo).
Duas delas, Londres e Paris, são das que mais se ouve falar, aqui no Brasil. Muitos brasileiros moram em Londres e Paris, ou já visitaram ao menos uma delas. E as duas possuem diversas famas, como cidades de primeiro mundo, centros onde tudo acontece.
Mas, e como essas cidades chegaram a ter essa fama?
Londres se chamava Londinium e foi fundada pelos romanos, no ano 43 da Era Cristã.
Paris é mais antiga: os gauleses da tribo dos parisii criaram Oppidum em 300 a.C. e, mais tarde, essa vila foi chamada de Lutetia e finalmente Paris (de Parisii).

De uma forma ou de outra, Londres e Paris tiveram a ver com os romanos. Depois, outros povos vieram viver nessas regiões: os anglos e os saxões (Inglaterra) e os francos (França). Foram esses povos que marcaram a formação cultural desses países e dessas cidades. Para nós, brasileiros, a língua francesa soa parecida, porque o português, assim como o francês, possuem elementos da língua latina, falada pelos romanos. O inglês não possui essa semelhança...

Tanto Londres como Paris não possuem praias, pois ficam distantes do litoral, como você pode ver na foto de satélite. Londres fica numa ilha (Grã-Bretanha) e Paris fica no continente europeu. Para chegar de um local a outro, é necessário que se atravesse o Canal da Mancha (em azul). Mas, desde 1994, essa travessia ficou mais fácil, com a construção do Eurotúnel, que liga Coquelles (França) a Cheriton (Inglaterra).

E é nesse pedacinho da Europa que Eric Hobsbawm situou seu livro "A Era das Revoluções". É óbvio que a Revolução Industrial não aconteceu somente em Londres e nem a Revolução Francesa ficou isolada em Paris. mas, como centros administrativos das duas nações, provavelmente foram dessas duas cidades que se irradiaram as notícias ( e mudanças) que atingiram o mundo todo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário