quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Era das Revoluções

O livro "A Era das Revoluções" foi escrito por Eric Hobsbawm em 1962, e faz uma análise do período histórico compreendido entre 1789 e 1848, que ele chama de "dupla revolução" (referência às revoluções na França e na Inglaterra).

Este livro traça a transformação do mundo entre 1789 e 1848 na medida em que essa transformação se deveu ao que aqui chamamos de "dupla revolução": a Revolução Francesa de 1789 e a revolução industrial (inglesa) contemporânea.

Na Introdução, Hobsbawm já mostra algumas das mudanças que o mundo sofreu, após essa "dupla revolução":

As palavras são testemunhas que muitas vezes falam mais alto que os documentos. Consideremos algumas palavras que foram inventadas, ou ganharam seus significados modernos, substancialmente no período de 60 anos de que trata este livro. Palavras como "indústria", "industrial", "fábrica", "classe média" ', "classe trabalhadora", "capitalismo" e "socialismo". Ou ainda "aristocracia" e "ferrovia", "liberal" e "conservador" como termos políticos, "nacionalidade", "cientista" e "engenheiro", "proletariado" e "crise" (econômica). "Utilitário" e "estatística", "sociologia" e vários outros nomes das ciências modernas, "jornalismo" e "ideologia", todas elas cunhagens ou adaptações deste período *. Como também "greve" e "pauperismo".

Segundo ele, essa foi a "maior transformação da história humana desde os tempos remotos quando o homem inventou a agricultura e a metalurgia, a escrita, a cidade e o Estado."

Mas ele também lembra que essa "dupla revolução" não foi geral, e sim específica:

A grande revolução de 1789-1848 foi o triunfo não da "indústria" como tal, mas da indústria capitalista; não da liberdade e da igualdade em geral, mas da classe média ou da sociedade "burguesa" liberal; não da "economia moderna" ou do "Estado moderno", mas das economias e Estados cm uma determinada região geográfica do mundo (parte da Europa e alguns trechos da América do Norte), cujo centro eram os Estados rivais e vizinhos da Grã-Bretanha e França.

Hobsbawm procura explicar o porquê dessa região ter reunido as características necessárias para realizar essa "dupla revolução", e talvez esse seja o ponto principal do livro, visto que a compreensão dos antecendentes torna mais fácil a visualização dos fatos marcantes...

O livro se divide em duas partes:

I - Evolução

a) O Mundo na Década de 1780
b) A Revolução Industrial
c) A Revolução Francesa
d) A Guerra
e) A Paz
f) As Revoluções
g) O Nacionalismo

II - Resultados

a) A Terra
b) Rumo a Um Mundo Industrial
c) A Carreira Aberta ao Talento
d) Os Trabalhadores Pobres
e) A Ideologia Religiosa
f) A Ideologia Secular
g) As Artes
h) A Ciência
i) Conclusão: Rumo a 1848

Nenhum comentário:

Postar um comentário