sexta-feira, 22 de março de 2013

X-Men - Anos 80 (Primeira Parte)

Quando começou a década de 80, os X-Men passaram por reformulações. Vamos, primeiramente, ver o que aconteceu aos X-Men originais:

1 - Ciclope: Scott Summers descobriu que seu pai estava vivo. Ele era o Corsário (personagem criado em 1977), líder dos Piratas Siderais:


Ele também se casa com Madelyne Pryor (personagem criada em 1983), uma jovem muito semelhante a sua amada Jean Grey. Scott e Madelyne tiveram um filho, chamado Nathan (personagem criado em 1986).


2 - Anjo e Homem de Gelo: em 1975, os dois membros dos X-Men entraram para outro grupo: Os Campeões. Dele faziam parte Hércules, Viúva Negra e Motoqueiro Fantasma. Esse grupo durou até 1978:


Depois, o Anjo voltou aos X-Men por um curto espaço de tempo, e em seguida ingressou nos Defensores, novamente com o Homem de Gelo, e desta vez com o Fera. Nesse grupo, criado em 1971, entraram e saíram muitos heróis. Os principais eram a Valquíria, o Príncipe Namor, o Hulk e o Doutor Estranho, entre outros:


O Anjo chegou a ser líder do grupo, quando foi chamado de Novos Defensores, no período de 1983 a 1986. Nesse ano acabou a série, para que os X-Men formassem o X-Factor, do qual falaremos mais adiante.


3 - Wolverine: em 1979, John Byrne criou a Tropa Alfa (Alpha Flight), um grupo de heróis canadenses, cuja missão era levar Wolverine de volta ao governo (onde ele era conhecido como Arma X e Logan). Mas esse grupo passou a ter "vida própria". Seus membros eram o Guardião (James  MacDonald Hudson), os gêmeos Estrela Polar (Jean-Paul Beaubier) e Aurora (Jeanne-Marie Beaubier), Sasquatch (Walter Langowski), Shaman (Michael Twoyungmen), Pássaro da Neve (Narya), Pigmeu (Eugene Judd) e Marrina (seu nome):


Wolverine era apaixonado por Jean Grey, mas também tinha um amor no Oriente: Mariko Yashida, personagem criada em 1979. Com ela, desenvolveu-se todo um contexto de histórias-solo ocorridas no Japão dos samurais, da máfia japonesa (Yakuza) e ninjas, que ajudaram a elevar o status do herói canadense.


4 - Tempestade: foi desenvolvida uma história para a personagem, onde ela nasceu nos EUA, filha de uma feiticeira queniana e um norte-americano. Mas seus pais morreram no Egito, e ela ficou vagando, e sendo considerada deusa pelos africanos. Também foi estabelecido um "passado" entre ela e o herói Pantera Negra, que seria usado mais tarde. Com o afastamento de Ciclope do grupo, ela se tornou líder, e praticamente "adotou" a mais nova integrante do grupo, Kitty Pryde (falaremos dela mais adiante), assim como Wolverine (com quem ela teria uma série).


Em 1982, Tempestade foi infectada por um alienígena da Ninhada (Brood). Ela chegou a cogitar o suicídio, visto que aqueles seres deturpavam tudo que ela acreditava. Mas ela foi salva pelos Acanti, espécie de baleias espaciais. Abaixo, ela virando um membro da Ninhada:


Logo em seguida, em 1983, Tempestade e o Anjo se envolveram com um grupo de mutantes que vivia nos esgotos de New York: os Morlocks. A fim de ajudá-los, e salvar o Anjo, tempestade enfrentou a líder deles, Calisto, e quase a matou:


Talvez pensando nas mudanças pelas quais Ororo estava passando, Chris Claremont e Paul Smith resolveram mudar sua aparência, ainda em 1983. Essa mudança foi considerada de mau gosto, tempos depois:


5 - Colossus: em 1975, foi criada a irmã de Colossus, chamada Illiana Rasputin. Mas seu nome só foi dado em 1981. Em 1983, ela foi transportada para uma outra dimensão, chamada Limbo. Nessa dimensão, o tempo corria mais rápido que na nossa, e ela voltou de lá como uma feiticeira, chamada Magia:


Agora que vimos um pouco mais sobre os antigos membros dos X-Men, vamos ver quais os novos membros (tivemos 16, até agora):

17 - Kitty Pryde (Shadowcat): essa mutante foi criada por Chris Claremont e John Byrne, em 1980. Demorou para ela escolher uniforme e codinome, e entrou no grupo logo depois da morte da Fênix. Seu poder é de se manter intangível e atravessar paredes e outros objetos concretos. Ela se deu bem com Wolverine e Tempestade, mas tinha medo de Noturno. Além disso, começou um namoro com Colossus:


Em 1982, foram criados os Novos Mutantes (New Mutants), um grupo afiliado aos X-Men, mas com mutantes adolescentes. E Kitty foi colocada nesse grupo, que era formado por Karma (Xi'an Coy Manh, uma vietnamita que podia possuir outros corpos), Lupina (Rahne Sinclair, uma escocesa que virava lobo), Miragem (Danielle Moonstar, uma índia cheyenne que criava ilusões tridimensionais), Mancha Solar (Roberto da Costa, um brasileiro, que se tornava super forte com luz solar) e Míssil (Samuel Guthrie, um "caipira" americano que se tornava indestrutível quando se lançava como um míssil). Falaremos mais desse grupo adiante:


Em 1983, foi criado o dragão Lockheed, que se afeiçoou a Kitty, passando a ser seu mascote e defensor:


18 - Cristal (Dazzler): Alison Blaire foi criada logo depois de Kitty Pryde. Seu poder consistia em transformar som em luz, como se fosse uma arma. Ela foi criada num golpe de marketing, para encarnar a música da época. Mas seu sucesso foi efêmero, sendo que ela sumiu por um tempo, para depois reaparecer...


As personagens Kitty Pryde, Cristal e Emma Frost (que falaremos futuramente) foram criadas em 1980. Em 1981 foi criada a série Days of Future Past, que é o tema de nosso próximo pst e do próximo filme dos X-Men.

Abaixo, os X-Men e os Novos Mutantes, no início dos anos 80. As últimas são Kitty Pryde e Cristal:



Nenhum comentário:

Postar um comentário