quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Os X-Men (Anos 70)

Quando começou a década de 70, haviam os seguintes X-Men: Professor X, Ciclope, Anjo, Homem de Gelo, Garota Marvel, Destrutor e Polaris. Mas ela iria aumentar...

Em 1975 foi feita uma história em que os X-Men originais foram capturados pela "ilha viva" Krakoa, forçando o Professor X a convocar outros membros, mais adultos:


Os membros convocados foram:

10) Banshee (Banshee): Sean Cassidy foi criado por Roy Thomas (1940/) e Werner Roth (1921/1973) em 1967 (X Men 28). Ele é irlandês e usa o nome de um personagem mitológico daquele país. Ele emite um som sônico, que pode inclusive fazê-lo voar.



11) Solaris (Sunfire): Shiro Yoshida é um mutante japonês. Foi criado por Roy Thomas e Don Heck (1929/1995) em 1970 (X-Men 64). A mãe do rapaz morreu de envenenamento por causa de Hiroshima, e o rapaz cresceu odiando os EUA. Apesar de ajudar a libertar os X Men originais, Shiro se afastou da equipe, devido a sua arrogância. Ele tem poder de gerar radiação solar:


12) Wolverine (Wolverine): James Howlett ou Logan apareceu pela primeira vez em 1974, numa luta contra o Hulk. Foi criado por Len WeinJohn Romita Jr. (1930/) e Herb Trimpe (1939/). Ele era canadense e seu nome (Wolverine) faz referência a um animal daquele país, muito agressivo (no Brasil, é conhecido como carcaju). Além da agressividade, Wolverine tem poder de regeneração rápida e garras de metal que saem de suas mãos. O nome desse metal, que existe somente na ficção, é adamantium. Abaixo, o visual do personagem, feito por John Romita Jr. (esquerda) e por Gil Kane (direita):


13) Tempestade (Storm): Ororo Munroe foi criada por Len Wein e Dave Cockrum (1943/2006). Ela é africana e negra, mas tem olhos azuis e cabelos brancos. Seu poder é lançar raios.



14) Noturno (Nightcrawler): Kurt Wagner é um mutante alemão, criado por Len Wein e Dave Cockrum, em 1975. Além da aparência diferente (pele escura, pés e mãos com três dedos e rabo), ele pode se teletransportar, levando outros com ele.



15) Colossus (Colossus): Piotr Nikolaievitch Rasputin, ou simplesmente Peter Rasputin, foi criado em Len Wein e Dave Cockrum, em 1975. Ele é russo, e tem a capacidade de transformar seu corpo em aço.


16) Pássaro Trovejante (Thunderbird): John Proudstar era um índio apache, criado por Len Wein e Dave Cockrum, em 1975. Possuía uma força acima do normal, mas morreu em sua segunda missão, contra o Conde Nefaria.


Após resgatar os X Men originais, o Professor X reuniu os 13 X Men, a fim de decidir o futuro do grupo. Mas o Anjo, Destrutor, Polaris, Garota Marvel e Homem de Gelo decidiram ficar. Dos originais, apenas Ciclope permaneceu, juntamente com os novos X-Men:


Mas, com a saída de Solaris e a morte de Pássaro Trovejante, o grupo ficou reduzido a 6 membros:


Mas as coisas não terminaram por aí...

Entre 1976 e 1977, foi publicada a "saga da Fênix" (X-Men 101 a 108). Nessa saga, os X-Men foram parar no espaço, e a Garota Marvel decidiu se sacrificar para salvar seus amigos. Mas, antes que ela morresse, se incorporou a uma entidade cósmica, e ressurgiu como Fênix:


Agora, Jean Grey possuía poderes cada vez maiores: telepatia, telecinesia e outros. E também mudou seu uniforme:



Mais tarde, Jean Grey começou a ter sua mente "invadida" pelo Mestre Mental, que fez vir a tona seu "lado negro" e juntar-se ao Clube do Inferno, como a Rainha Negra:


Ela chegou a lutar ao lado do Clube e contra os X-Men. Mas essa "lavagem cerebral" acabou por destruir os bloqueios mentais que ela possuía, e Jean Grey assumiu a personalidade da Fênix Negra, vindo a consumir um planeta inteiro para se alimentar.


Jean Grey recuperou a razão, com a ajuda do Professor X, mas era tarde demais: julgada culpada pela morte de bilhões de habitantes do planeta que consumiu, teve sua morte decretada. Os X-Men decidiram ajudá-la, mas ela preferiu o suicídio, pois sabia que a Fênix Negra poderia voltar:


Essa saga ficou conhecida como "saga da Fênix Negra" (X-Men 129 a 138, em 1980) e é uma das mais conhecidas não só dos X-Men, como dos heróis em geral, que acabaram chegando a maturidade. John Byrne (1950/) e Chris Claremont (1950/) foram considerados gênios dos quadrinhos, por essa saga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário