terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reis Franceses - Parte II (Prefeitos do Palácio)

Para entendermos as mudanças ocorridas na Monarquia Francesa, precisamos compreender o trabalho dos prefeitos do Palácio.

Prefeito do Palácio, Mordomo do Palácio ou Major Domus era o título que recebia o representante do Rei. A princípio, ele era isso mesmo: um representante. Mas, com o passar do tempo, alguns deles começaram a ter poderes cada vez maiores, e muitos chegaram a substituir o Rei em seus afazeres e politicamente tinham até mais poder e influência.

Um Prefeito do Palácio famoso foi Pepino I de Landen ou Pepino O Velho (580/640). Ele foi Prefeito de Clotário II, Dagoberto I e Sigeberto III.

Mas o primeiro a dominar totalmente um rei foi Ebroin, que dominou o Rei Clotário III (658 a 673). Tanto que Clotário III foi considerado o primeiro roi fainéant ("rei que nada faz"), da Dinastia Merovíngia. Depois, ele também foi Prefeito de Teodorico III (673/691), da Nêustria.

O filho de Pepino I de Landen foi Grimoaldo O Velho (616/662). Ele foi Prefeito de Sigeberto III, Clóvis II e Clotário III.

O neto de Pepino I de Landen foi Pepino II de Herstal (635/714). Ele foi Prefeito de Clóvis IV. Ele combateu Ebroin durante anos, até a morte dele. A partir de 687, ele passou a governar a maior parte do Reino Franco, passando a ser chamado de Duque e Príncipe dos Francos (dux et princeps Francorum). Depois, ele foi Prefeito de Childeberto III (695/711).


Pepino de Herstal morreu em 714, e um outro Prefeito parecia estar no poder: Ragenfrid. Mas o filho bastardo de Pepino, chamado Carlos e apelidado Martel ("martelo") lutou contra vários pretendentes ao trono, conquistando-o em 718 e tornando-se Prefeito de todos os francos.


Carlos Martel (688/741) ainda foi Prefeito do Palácio de Teodorico IV (721/737). O filho de Carlos Martel, Pepino, O Breve, nasceu em 714.


Quando Teodorico IV morreu, em 737, Carlos Martel continuou governando. Mas ele morreu em 741, sete anos depois. Pepino, O Breve, então com 27 anos, escolheu Childerico III para dar continuidade ao governo. Mas, quem governava de fato, era Pepino. Tanto que o Rei era chamado de Rei Fantasma.


Mas Pepino percebeu que o rei, de fato, era ele. Então, encaminhou uma pergunta ao Papa Zacariasquem deveria ser o governante real: aquele que possuísse o título de rei, ou a pessoa que tomasse as decisões como rei. O Papa respondeu que o poder de facto era mais importante que o poder de jure. E, assim, Pepino pegou para si a coroa e tornou-se Rei...Abaixo, o Rei Pepino I:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário