domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM 2010 - Questão 11

Ontem ocorreu a primeira fase do ENEM 2010. Hoje, estava vendo as questões de Ciências Humanas e achei interessante postar essa, que ao meu ver, está de acordo com o que tenho postado aqui, no "História de R a Z".

A questão faz menção às três etapas pelas quais passou o "processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados", como diz a questão.

Matéria-prima, como aprendemos lá no Primário (Ensino Fundamental Fase I) é tudo aquilo que encontramos na natureza: a fruta, o peixe, o minério, etc.
Desde o Neolítico, o ser humano aprendeu a "criar" os animais e "plantar" os vegetais, a fim de facilitar a obtenção dessas matérias-primas e consumí-las.
Mas, a agricultura e a pecuária forçaram o ser humano a viver num só local e em grupos. Assim, surgiram as primeiras aldeias, vilas e cidades.
E nem tudo que se produzia, consumia-se de maneira direta. Tinha-se que assar, salgar, temperar, fazer um preparo prévio, para que se pudesse obter o melhor da matéria-prima.
E deve ter sido nesse processo que surgiu o artesanato: seja para fazer objetos decorativos e/ou de culto, ou utensílios práticos, o ser humano foi aprendendo a produzir tudo de que necessitava, para deixar sua vida mais fácil e confortável...
Nos lugares mais frios, a lã deve ter servido para fazer roupas e cobertores, assim como as penas serviram para "rechear" cobertas que esquentassem mais. Onde havia minérios como o ferro, deve ter sido muito útil "inventar-se" armas e ferramentas, e onde tinha barro, vasilhas e potes devem ter facilitado a vida das pessoas...
Esse sistema de "transformação" chamou-se artesanato, e deve ter sido a forma utilizada durante milhares de anos, antes que se passa-se para uma nova fase...

A segunda fase foi chamada de "manufatura". Nessa fase, surgiram alguns dos elementos das fábricas modernas: juntar-se pessoas num mesmo lugar, com alguém "cuidando" do serviço (tempo e qualidade), e as matérias-primas já não pertenciam mais ao artesão. Eram compradas por alguém, que contratava os serviços deles, e depois revendia o resultado do trabalho. Essa pessoa passou a ter "lucro" com esse tipo de serviço, passou a ser chamado de burguês e era uma espécie de "patrão" dos artesãos. Eles, por sua vez, passaram a não ser donos mais do produto, ganhavam um "salário" e nem sempre sabiam fazer o produto por inteiro, e sim apenas uma parte dele. Dessa forma, ficavam dependentes do burguês...Mas ainda se trabalhava com as mãos e pequenas ferramentas...

A terceira e última etapa desse processo, é chamada de "maquinofatura". Nela, além de tudo que já vimos, incluiram-se as máquinas. A quantidade de produtos aumentou, o tempo passou a ser ainda mais rigorosamente controlado, e o lucro do burguês (também chamado de "capitalista") passa a ser cada vez maior. Agora, pessoas poderiam enriquecer apenas com a exploração das matérias-primas e dos trabalhadores, que já não sabem mais viver sem um salário e nem sabem fazer tudo de que precisam para viver...

Na questão do ENEM, fala-se do ARTESANATO. Então, as questões A, C e D estão erradas, pois falam em MÁQUINAS e a questão E está errada pois fala em TÉCNICOS, GERENTES e RITMO DE PRODUÇÃO.

A resposta certa é a B: "o artesanato trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série"

Imagem: Questão 11 do ENEM 2010 resolvida pelo Colégio Etapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário