sábado, 2 de outubro de 2010

Boulton, Watt e a Sociedade Lunar

Essa casa, na foto, é a Soho House. Ela foi projetada por Samuel Wyatt (1737/1807) em 1789, e pertenceu a Matthew Boulton (1728/1809).
Boulton era sócio de James Watt (1736/1819), na empresa Boulton & Watt, que durou mais de 120 anos (foi criada após a parceria dos dois, em 1775).

James Watt nasceu na Escócia, em 1736. Aos 18 anos, após a morte da mãe, dirigiu-se para Londres, a fim de estudar fabricação de instrumentos. Mas o clima londrino não lhe fez bem à saúde e em 1756 ele saiu da cidade, voltando à Escócia. Em 1758, com a ajuda de professores da Universidade de Glasgow, Watt teve condições de fazer experimentos com vapor, criando uma máquina a vapor em 1765.
Watt era patrocinado por Joseph Black e John Roebuck. Posteriormente, Roebuck faliu, e foi substituído por Matthew Boulton. Assim começou a parceria entre Watt e Boulton, que passaram a produzir máquinas a vapor para empresas. A primeira foi instalada em 1776. A sede era em Birminghan.

Na casa de Boulton, a Soho House, aconteceram muitas das reuniões da Sociedade Lunar.

A Sociedade Lunar foi um clube de discussão e sociedade científica informal composta por importantes industriais, filósofos naturais e inteletuais que se reuniam regularmente na cidade de Birmingham, Inglaterra, entre os anos de 1765 e 1813. Era inicialmente denominada "Círculo Lunar" até que em 1775 adotou o nome "Sociedade Lunar". Tal título remete ao fato de seus membros reunirem-se somente nos períodos de lua cheia, quando a maior luminosidade tornava o regresso para casa mais fácil e seguro na ausência de iluminação pública.

No endereço abaixo, você poderá ver a foto de uma estátua que fica no centro de Birminghan. Nela, estão representados Matthew Boulton, James Watt e William Murdoch (trabalhou com Boulton e Watt, em sua empresa).

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Boulton,_Watt_and_Murdoch_Statue,_Birmingham.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário