quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Do Mito Ao Fato

Você conhece a erva-doce? Ela também é conhecida como anis e seu nome científico é Pimpinella anisum.

Assim como no Brasil, a erva-doce é conhecida na Grécia, onde é usada como tempero, por exemplo. Existe uma lenda que envolve o anis:

Na Mitologia grega, existiam os Titãs, deuses antigos. Entre eles, Prometeu. Ele era filho do Titã Jápeto e da Titânide Têmis. Quando Zeus lutou contra os Titãs, Prometeu ficou ao lado do primeiro. Mas, inquieto, Prometeu logo se indispôs com Zeus, quando roubou o fogo sagrado, escondeu-o dentro de um talo de erva-doce, e o levou aos homens. Enraivecido, Zeus amarrou Prometeu numa pedra, onde todos os dias uma águia vinha lhe tirar o fígado, que depois renascia...


Essa lenda serve para ilustrar o fato histórico que queremos explicar: o surgimento e o desenvolvimento do Homem (lembrando que Homem com "H" maiúsculo significa ser humano = homens e mulheres).

Resumo do Livro: no Capítulo 1 do Livro-Base, os autores afirmam que "o nosso planeta tenha surgido há cerca de 5 bilhões de anos" e que os primeiros hominídeos (Australopithecus), "acredita-se que ele tenha surgido nos últimos 4 milhões de anos". Já o Homo sapiens, ou seja, nossos antepassados, somente surgiu entre 200 e 100 mil anos atrás.


Esses Homo sapiens se desenvolveram muito lentamente, e o livro cita dois detalhes, que auxiliaram nessa evolução: a descoberta do fogo e o polegar invertido.

Essa evolução e essa descoberta contribuíram para que o hominídeo se tornasse ser humano, e a primeira fase de sua evolução (Paleolítico) permitisse a segunda (Neolítico).

(Resumo das páginas 10 a 16, do Livro 1)


Em Questão: primeiramente, é interessante que os gregos, na Antiguidade, já tinham noção da importância do fogo para a humanidade, mesmo explicando isso de maneira mítica. Hoje, com a ciência que desenvolvemos, concordamos com eles, quando apontam essa importância.

Em seguida, vamos analisar a questão do desenvolvimento humano. Até o Século XIX, ainda se acreditava apenas que Deus criou o homem, e ele se chamava Adão (Criacionismo). Graças a Charles Darwin (1809/1882), hoje compreendemos que houve outra coisa, que denominamos Evolucionismo.

A prova disso é a mão humana: se não tivéssemos o polegar invertido, não seria possível para nós desenvolvermos muitas ações, bem como criar e segurar objetos, essenciais para a caça e a coleta.

Além disso, se nossos antepassados não percebessem a importância do fogo, poderiam ter se extinguido, e hoje não existiríamos.

Antes das atividades, que tal ouvirmos uma música que nos remete ao Homem Primata? Com vocês, os Titãs:


Obs.: a música Homem Primata, dos Titãs, é de 1987.

Atividades

1 - Leia e defina os conceitos de História e Pré-História:

2 - Assista o vídeo abaixo, e escreva a respeito, fazendo um paralelo entre ele e o que você estudou, debateu e ouviu...



Nenhum comentário:

Postar um comentário